domingo, 20 de janeiro de 2013

Dê um fim na tralha.

Você está desesperada porque não consegue organizar sua casa, fazer a faxina sem ficar exausta e descabelada? 

Imagem do Google

Bem, você não é a única. Nós, mulheres, temos a famosa dupla jornada: casa e emprego. Então, vou lhes dar uma preciosa dica para começar: DECLUTTERING, que significa simplesmente "dar um fim na tralha" (que se acumula pela casa, desde daquelas correspondências de cartão de crédito até a roupa que está lá esperando para ser passada e guardada).
Primeiro: não se desespere porque a bagunça não vai embora com um simples mexer do seu nariz feito a Feiticeira daquele seriado antigo. Escolha um lugar da sua casa, o mais bagunçado. Comece separando: 
  • o que é para ser guardado;
  • o que é para jogar fora (para o lixo ou para a reciclagem);
  • o que pode ser doado.
Por exemplo, a sala: recolha tudo o que está fora do lugar ou o que você não quer que fique na sala (revistas, jornais, livros, correspondências, brinquedos, roupas, sei lá!). Separe como explicado acima. Guarde, imediatamente, o que é para ser guardado nos devidos lugares. Coloque na reciclagem (ou no lixo) a tralha. E aquilo que você quer dar para alguém, bem, coloque numa sacola ou caixa, escreva "DOAÇÃO" e arrume um destino logo (não demore muito para doar porque senão, estas coisas vão virar mais uma tralha na sua casa).
Imagem do Google

O lema é: FAÇA JÁ! NÃO ADIE E NÃO PERCA TEMPO! Ah, e não demore mais que uns 15 ou 20 minutos nesta arrumação. Se todo dia você fizer isso, a TRALHA não acumula. Por exemplo, antes de ir dormir, pegue tudo que está fora do lugar, guarde e deixe sua sala em ordem. Chegou correspondência? Já separe o que é importante e jogue fora o que é tralha. Chegou do serviço? Guarde sua bolsa e suas pastas no mesmo lugar todo dia, não vá deixando suas coisas pela casa. A criançada chegou da escola? Não permita rastros de mochila, meias e tênis. Peça para que as crianças guardem seus pertences nos lugares combinados.

Não é mágica, é treino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário