domingo, 10 de março de 2013

O poder do vinagre 3: limpando o chão e algo mais...

Imagem do Google
É o seguinte: eu tenho um piso de madeira que ainda não tem verniz, é um assoalho. Até um tempo atrás eu encerava (quem já encerou um chão sabe a trabalheira que é, leva quase o dia inteiro para se terminar e colocar os móveis em ordem depois, ufa!). Mas, com os meus pais idosos e uma criança pequena na casa, eu não encerei mais e só passava pano com aqueles produtos para se limpar chão.

Só que, eu troquei seis por meia dúzia, pois o trabalho e a demora era o mesmo: erguer todos os móveis, aspirar o chão, pegar um balde com água, por o desinfetante, molhar e passar o pano, o chão fica muito molhado, não pode pisar antes de secar que mancha o assoalho, então tem que esperar secar... ai, ai!

Bom, meus pais faleceram, a criança cresceu e eu não tive vontade de encerar nada mais! E vivia em busca de uma solução para agilizar a limpeza deste assoalho!

Hoje, eu descobri uma mistura de vinagre, água e álcool neste blog (em inglês): All-Natural Homemade Floor Cleaner

Eu testei e... A-D-O-R-E-I!!!! Meu assoalho não tem sinteco (verniz), então eu acredito que nos pisos com sinteco o efeito vai ser tão bom quanto. Peguei meu pano de chão, umedeci, espirrei a mistura no chão e fui passando o pano com um rodo. O bom é que seca rápido, porque tem álcool. Assim, fui arrastando os móveis, passando e pano e quando vi, o chão estava limpo e os móveis no lugar! Super prático!

Imagem do Google
Na verdade, é um limpa tudo! Aproveitei, peguei uma flanelinha e passei na mesa, nas cadeiras, no telefone, na televisão (atenção, teste o produto antes em uma parte do objeto ou móvel que você queira limpar, porque pode ser que manche). Eu passei em tudo e não manchou. Na cadeira de madeira, depois que o produto secou, eu passei uma flanela seca para dar brilho.

Este produto não limpa só piso de madeira, limpa também: pisos de cerâmica e ladrilhos, azulejos, vidro, pia da banheiro e torneiras (foi o que deu para testar hoje!).

Então, vamos a receita:
  • 1 copo de água
  • 1 copo de vinagre branco
  • 1 copo de álcool
  • 2 a 5 gotas de detergente ou sabonete líquido
  • 5 gotas de óleo essencial de lavanda
  • 5 gotas de óleo essencial de laranja
  • 3 gotas de óleo essencial de hortelã
  • Misture tudo muito bem dentro de uma garrafinha de spray.
  • Umedeça o pano de chão antes, borrife o produto no chão e passe o pano com o rodo.
  • Se você tem um vaporizador (tipo vaporeto), pode usar o produto sem problemas.
  • Passe o pano na direção do veio da madeira, para não surgir manchas depois (caso seu piso não tenha verniz).
  • Se quiser, depois que o piso estiver seco, passe uma flanela para dar brilho.
Eu não coloquei os óleos porque não tinha nenhum. E, a minha sala ficou com cheiro de vinagre por algumas horas!!! Então, se você tiver a oportunidade de colocar nem que seja só um dos aromas acima ou um de sua preferência, com certeza vai ficar um aroma mais agradável no ambiente.

Espero que aproveitem a dica. E boa limpeza!!!

22 comentários:

  1. Tentei aqu na minha casa mas não deu certo, ficou tudo fosco.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Obrigada por sua mensagem! É sempre bom receber comentários!
    O seu piso tem verniz (sinteco)? É de madeira ou cerâmica?
    O meu piso são tábuas largas de madeira sem sinteco e quando usei ficou fosco também. No entanto, ficou limpo! Eu passei uma flanela depois para um resultado melhor.
    Talvez, se você não acrescentar o detergente ou o sabonete, a aparência fosca diminua.
    Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, pode me escrever.
    Abraços, Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite em.vez da excepcional e detergente usei azeite de oliva deixei secar e passei uma flanela no piso de madeira ficou show

      Excluir
    2. Olá! Que bom que deu certo! E com um ingrediente simples que todo mundo tem! Valeu pela dica! Parabéns!
      Abraços, Maria.

      Excluir
    3. Obrigado,gostei,ja faço uso do vingre de alcool em quase tudo é ótimo.

      Excluir
    4. Olá! Que bom que gostou! E além de tudo, é ecológico! Obrigada!
      Maria

      Excluir
    5. Onde compro esses oleos essenciais? Q tipo de loja?

      Excluir
    6. Em q tipo de loja eu acho esses oleos essesciais?

      Excluir
    7. Loja de produtos naturais ou farmácia de manipulação de remédios.

      Excluir
  3. Olá muito bom seu conteúdo ! , olhe o meu também obrigado ! Limpeza de Piso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maycon! Eu é que agradeço! E que bom que você gostou!

      kkkk A sua limpeza nem se compara a minha, você é profissional!!!

      Maria

      Excluir
  4. Bem eu amei
    Pois tenho filhote de cachorro que faz xixi toda hora
    Então o uso do desinfetante estava deixando o sinteco gorduroso
    Tiro a gordura porem TB ficou fosco
    Mais a gordura saiu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que você gostou, obrigada! Eu tenho gatos e uso esta mistura a todo momento! Ele deixa o assoalho fosco, mas eu passo uma flanela e o brilho volta. Abraços!

      Excluir
    2. Se esta usando vinagre nao precisa de alcool pq o vinagre ja é de alcool o vinagre ja faz a limpeza

      Excluir
    3. O álcool serve para a mistura secar mais rápido. Funciona!

      Excluir
  5. Hoje eu vi seu vídeo e gostei muito, pode me dizer se esse preparado por vc pode passar em taco que tem sinteco? Meu piso tem uma mancha brancas, devido a saliva do meu cão e tem locais que ele está fosco. Como devo proceder? Me oriente, por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vai ficar fosco pq tem álcool na mistura

      Excluir
  6. Uso na minha casa água,óleo de peroba e álcool fica ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que dica boa! Vou testar no meu assoalho! Obrigada por compartilhar! 😁

      Excluir
    2. Eu uso vinagre de maçã puro para limpar a geladeira por fora fica brilhando e por dentro desinfeta.

      Excluir
    3. Olá! Nunca usei vinagre para limpar a geladeira, vou tentar! Eu uso água e bicarbonato de sódio. Obrigada por compartilhar sua dica!

      Excluir